UM DOS TRÊS MELHORES CANIS DE DOGUES ALEMÃES ARLEQUINS DO BRASIL EM 2011
One of the top three Great Danes kennels Harlequin Brazil (Dogshow 2011)
MELHOR CANIL DE ARLEQUINS DO NORDESTE DO BRASIL NOS ANOS DE 2004; 2005; 2007; 2011
Best Great Danes kennel in northeastern Brazil in de yars 2004; 2005; 2007; 2011 (Dogshow)

quarta-feira, 25 de maio de 2011

PREPARANDO SEU DOGUE PARA A EXPOSIÇÃO (parte 2/5)

Estamos para iniciar a segunda sessão de treinamentos, se você ainda não leu o padrão da raça com atenção, sugiro que o faça agora, pois estaremos usando alguns termos e conceitos que talvez não seja do seu conhecimento ainda. Você encontrará na coluna da esquerda (marcadores) o padrão da raça já comentado, dê uma lidinha e depois mãos a obra.
Na sessão anterior trabalhamos temperamento, agora vamos aprender a a colocar o cão em "stay".
Depois da primeira voltinha correndo (com todo o procedimento anterior) pare e, pausadamente, coloque o cão no “stay”que é aposição em que o cão é avaliado quando parado. De modo geral,você firma a cabeça do cão

DOGUE ALEMÃO BRASIL: PEDRO MARCEL INICIANDO CONDICIONAMENTO DE BETTAH

procure aprumar as patas dianteiras, uma depois da outra, exatamente debaixo do cotovelo. Em seguida, coloque as patas traseiras no lugar também, o ponto de referência é o jarrete – ele deve ficar o mais vertical possível. Para isso você vai ter que puxar a pata traseira um pouco para trás do ilíaco. Esse ponto é relativo a cada exemplar, e colocando você vai entender qual é a melhor posição. Essa colocação vai mostrar para o juiz a angulação do cão.
Para o cão se acostumar com o procedimento, segurando a guia curta na mão direita, passe a mão esquerda pelo pescoço e vá descendo em direção ao cotovelo esquerdo do cão; segurando no cotovelo, coloque a pata debaixo do mesmo, deixando as “mãos” dele viradas para frente; troque de mão, segurando a guia com a esquerda e utilizando a mão direita, deslize outra vez a sua mão pelo lado direito do cão e faça o mesmo com a pata direita. Troque outra vez de mão e, segurando a guia com a mão direita, deslize a mão esquerda pelo dorso do cão


DOGUE ALEMÃO BRASIL: HAMILTON ACIOLY INICIANDO O CONDICIONAMENTO DE IKAN BETTAH MAGNUM
e pela coxa esquerda até o jarrete e, segurando no tornozelo dele, coloque-a no lugar; deslizando outra vez a mão pela coxa direita e faça o mesmo com a pata direita.
Esse procedimento vai variar um pouco dependendo da raça e do porte do cão que se está apresentando, mas é mais ou menos universal.
Nesse quesito é importante notar a posição da cauda. Cada raça tem uma forma própria de apresentar a cauda. No caso do dogue alemão, exigem que a cauda fique para baixo, assim não tocamos na cauda nem fazemos festa demais para que o cão não a levante. No início você demorará um pouco para fazer esse procedimento inteiro; mas com o tempo você ficará craque e o fará em poucos segundos – porque o juiz não lhe dá muito tempo! De um modo geral, você tem ao redor de 8 segundos para isso.

Uma vez colocado na posição do “stay”, espere alguns segundos e premie o cão com a brincadeira ou com um petisco – melhor se o petisco não precise ser mastigado (biscoitos, por exemplo), mas seja mais “maçudo”: o fígado cozido em água costuma ser muito usado, porque permite tanto você retirar um pedacinho com os próprios dentes e dar, ou ainda permitir que o cão mordisque com os incisivos. Você tem que encontrar o que funciona melhor com o seu cão!
Então repita algumas vezes a voltinha trotando e o stay com a premiação no final, e termine o treinamento.
Normalmente, depois do exame de cada exemplar, todos se posicionam em “stay” para o juiz tomar a sua decisão. Por tanto, pratique o “stay” ficando no lado direito do cão.
É importante citar, que a guia ideal para apresentar e treinar o cão a partir deste momento, deve ser aguela que ofereça segurança e discrição, usamos no nosso canilpara treinamentos guias com diâmetro de cerca de 5 mm.

Nenhum comentário:

Postar um comentário