UM DOS TRÊS MELHORES CANIS DE DOGUES ALEMÃES ARLEQUINS DO BRASIL EM 2011
One of the top three Great Danes kennels Harlequin Brazil (Dogshow 2011)
MELHOR CANIL DE ARLEQUINS DO NORDESTE DO BRASIL NOS ANOS DE 2004; 2005; 2007; 2011
Best Great Danes kennel in northeastern Brazil in de yars 2004; 2005; 2007; 2011 (Dogshow)

terça-feira, 16 de março de 2010

HUMMER X FERRARI

O Hummer tem pneus avantajados que os fazem ignorar pedras, escalar barrancos. A força de sua tração vem do conjunto motor-câmbio da GM: um V8 6.5 movido a gasolina, controlado eletronicamente, que gera 195 cv a 3.400 rpm. O torque impressiona: são 59 mkgf a apenas 1.800 rpm. Isso significa que o carro precisa de pouca aceleração para vencer obstáculos. Na estrada, o Hummer alcança 90 km/h a 2 mil rpm. A fábrica informa que ele chega a 134 km/h . Mas é no barro que o Hummer se sente bem.
Já a Ferrari F430 é uma máquina super esportiva de alto desempenho feita para correr e correr muito, Motor: V8 de 4.3 litros, Potência: 490 cavalos, é belíssima e a sua fama entre os super carros é das melhores.
Bem, qualquer um dos dois ficaria ótimo na minha garagem, rs. O fato é que embora sejam maravilhosos, têm funções e usos diferentes, não dá para querer que a Ferrarri tenha um bom desempenho no barro , bem com querer que o Hummer seja competitivo no asfalto.
O que carros têm a ver com cães? Muito, os cães ao longo do tempo foram sendo selecionados para desempenhar funções específicas, assim, é que os hounds tem orelhas caídas para diminuir a audição e privilegiar o faro, os cães de regate no frio tiveram valorizado a qualidade de seu pelo para lhe possibilitar uma resistência maior a ação da baixa temperatura.
Feita estas considerações, gostaria de discutir um pouco sobre a conformação do dogue alemão. Cão de muitas funções o dogue já acompanhou charretes de nobres, já caçou javalis, já guardou propriedades, e hoje é muito utilizado como companhia e guarda. Sendo assim o Apolo dos cães, foi sendo burilado ao longo do tempo para aglutinar algumas características, por exemplo, para proteger os cortejos, deveria ser destemido, de bom tamanho, no entanto não poderia ser demasiado pesado pois assim não teria condição de realizar grandes trajetos, também se fosse demasiado pesado não teria condição de perseguir um javali; não poderia ser descontrolado, pois a pele da caça tinha um alto valor, um cão que a dilacerasse não teria muita serventia. Hoje, o uso deste gigante na proteção de lares, tem feito da busca por um temperamento ainda mais equilibrado uma meta a ser perseguida pelos criadores, paralelo a isto é um consenso que cães demasiados grandes e pesados além de fugirem ao padrão, têm uma maior probabilidade de terem problemas de saúde óssea e cardíaca.
EQUILÍBRIO, esta é a palavra que define o dogue alemão, equilíbrio entre coragem e braveza, entre força e leveza, entre seriedade de expressão e beleza.

por Byron Barros

Nenhum comentário:

Postar um comentário