
O Manual de Estrutura e Dinâmica classifica os três grupos de cabeças fundamentais, por índice cefálico. A cabeça do dogue alemão, e que isso fique bem claro, baseia-se no fato de ser este um mesaticéfalo e por isso a insistência de que a cabeça do mesmo deve ser alongada, não longa ou muito menos quadrada.
Segue abaixo a descrição dos Mesaticéfalos:
"Possuem um índice cefálico intermediário. A cabeça é de comprimento moderado e a largura, sem ser exagerada, é sensivelmente superior à dos dolicocéfalos (Collies, Greyhouns, Afghans, etc...). Constituem características destas cabeças: comprimento do crânio geralmente equivalente ao dobro da largura, ou ligeiramente menor. Occipital marcado, mas nem sempre projetado, crista interparietal de desenvolvimento moderado, testa evidente mas não muito inclinada. Focinho de comprimento igual ao do crânio ou ligeiramente inferior, arcos zigomáticos projetados sem exagero, Stop moderado, mas sempre perceptível. Mordedura em tesoura ou torquês."
Para complementar a descrição mais do que completa, em minha opinião já que também não sou anatomista, porém sou bom leitor, segue a descrição da cabeça do Dogue quanto a classificação pelo tipo, que é o Bracóide, e não Molossóide (classificação pelo tipo de cabeça):
Bracóides: "Em forma de prisma, ou de dois paralelepípedos justapostos. É representante de alguns mesaticéfalos de índice cefálico mais baixo, mais próximos aos dolicocéfalos. Ex: Bracos em geral, Setters e DOGUE ALEMÃO."
Colaboração Humberto Cruz, Juiz e criador da raça - Canil Crossdanes P O SITE /www.arbitrodecaes.com.b